Afoxé

Afoxé Amigos de Katendê


“O afoxé Amigos de Katendê realiza saídas regulares durante o ano, em datas comemorativas, como dias santos, o dia da consciência negra, e também dias eventuais que o grupo escolhe para celebrar a nossa cultura ijexá. Participe conosco! Esse é o afoxé. Na rua emana paz, é um convite para que o mundo consiga mais paz, que as pessoas sejam mais amigas, mais respeitosas, busquem dentro de si essa harmonia que é o mais importante, então são mensagens musicais que dão uma energia muito gostosa a quem assiste e a quem participa. 

Então essa é também a maior característica do afoxé, passar essa mensagem de uma forma bonita e transparente”. Mestre Moa do Katendê. O Afoxé Amigos de Katendê surgiu a partir da manifestação cultural da Bahia chamada “Badauê”, entidade que re-africanizou o carnaval da Bahia na década de 70 resgatando a herança africana do candomblé. Fundado em 1994 por Mestre Môa do Katendê em São Paulo, atualmente o grupo está consolidado também em Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus.

A estreita ligação entre os grupos Angoleiro Sim Sinhô e Amigos de Katendê, desde o início, permitiu que Mestre Môa abrisse uma extensão de seu trabalho na ilha da magia. Na cidade de Florianópolis o grupo tem 10 anos de existência e já contabiliza 14 saídas de afoxé, sempre nas ruas dos bairros do Rio Vermelho e Lagoa da Conceição. Todos os anos mestre Môa visita a cidade e passa alguns dias oferecendo oficinas e passando seus conhecimentos ao grupo que mantém o trabalho durante o ano e a toda comunidade que queira beber dessa fonte cultural.

A oficina de Percussão, Canto e Dança “Afoxés da Bahia”, desenvolvida pelo Afoxé Amigos de Katendê é dirigida pelo Mestre Moa do Katendê e, consiste em transmitir ao público a cultura e a história dos afoxés da Bahia e suas respectivas nações, ligadas aos ritmos do candomblé, a exemplo do ijexá. No decorrer da oficina os alunos têm a oportunidade de compreender a ligação que há entre os ritmos do tambor, a dança e o canto, entrando em contato com uma importante tradição afro brasileira. A cada edição cresce o número de pessoas nessa grande família Amigos de Katendê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário